![]() |
Caso Eloá é destaque no Linha Direta |
O Linha Direta voltou e pra iniciar um episódio sobre um dos casos de maior repercussão do Brasil. O Caso Eloá Cristina de outubro de 2008.
O programa jornalístico trouxe uma analise sobre a análise do caso. E quais erros foram cometidos pela imprensa e pelos policias que levaram a tragédia do caso.
O CASO:
Em outubro de 2008, um caso chocante tomou conta dos noticiários brasileiros: o sequestro e assassinato de Eloá Cristina Pimentel, uma adolescente de 15 anos que foi mantida refém por quatro dias em um apartamento em Santo André, São Paulo.
O sequestro começou quando o ex-namorado de Eloá, Lindemberg Alves, invadiu o apartamento dela armado com um revólver e uma faca, ameaçando a vida dela e de seus amigos. Lindemberg exigia que Eloá reatasse o relacionamento com ele, mas ela se recusou.
A polícia foi chamada e iniciou negociações com Lindemberg para que ele libertasse as reféns. Durante o sequestro, duas amigas de Eloá foram libertadas, mas ela e outra amiga permaneceram no apartamento. Lindemberg chegou a disparar contra a polícia, ferindo um dos negociadores, e a situação se agravou quando a imprensa começou a transmitir ao vivo os desdobramentos do sequestro.
Após quatro dias de negociações, a polícia decidiu invadir o apartamento, mas Lindemberg atirou em Eloá e na amiga dela antes de se render. Eloá foi levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dias depois.
O caso gerou grande comoção e debates sobre a atuação da polícia e da imprensa. Lindemberg foi condenado a 98 anos de prisão pelos crimes de cárcere privado, homicídio qualificado e tentativa de homicídio. A tragédia de Eloá Cristina Pimentel ficou marcada como um exemplo extremo da violência contra a mulher no Brasil.
LINDEBERG ALVES
Em 2013 uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, reduziu a pena de Lindeberg para 39 anos. Menos da metade dos quase 99 anos ao qual ele foi condenado.
Em 2021 ele conseguiu o benefício do regime semiaberto, que lhe permite sair para trabalhar durante o dia, e voltar a noite para o presídio
Mas o benefício foi retirado porque laudos psiquiátricos apontam que Lindeberg tem comportamento antissocial e agressivos
Hoje ele está em regime semiaberto, mas o Ministério Público aguarda uma respostas sobre mais um pedido de revogação.
LINHA DIRETA:
O Programa Linha Direta foi um programa de televisão brasileiro exibido pela Rede Globo entre 1999 e 2007. Ele tinha como objetivo reconstituir crimes reais que haviam ocorrido no Brasil, com o intuito de ajudar a solucioná-los e alertar o público sobre a importância da segurança e da prevenção de crimes.
Cada episódio do programa contava a história de um caso criminal, geralmente um assassinato, desaparecimento ou sequestro, e recriava os eventos através de dramatizações e entrevistas com testemunhas, policiais e especialistas. O programa também contava com a participação de telespectadores, que podiam fornecer informações que ajudassem a solucionar o caso em questão.
Ao longo dos anos, o Programa Linha Direta se tornou um sucesso de audiência e foi premiado diversas vezes pela sua contribuição para a solução de crimes. No entanto, em 2007, ele foi cancelado pela Rede Globo devido a mudanças em sua grade de programação.
Comentários
Postar um comentário